Regulação e Modulação Hormonal são assuntos que levantam polêmicas, muitas vezes disseminadas pela imprensa, a partir de casos que nem sempre são dos quais tratamos dentro dos consultórios. Com o implante hormonal, não poderia ser diferente. Vendido muitas vezes como “o chip da beleza” e tendo a sua bandeira levantada por digital influencers do mundo fitness, logo ele foi pintado como um artifício meramente estético e tão perigoso quanto os anabolizantes e esteroides, o que não é. Isso, sem contar com a avalanche de posts relacionando-o com um tal de “chip do apocalipse”.

Os implantes hormonais – e não chips, como muita gente pensa – foram criados no intuito de servir, a princípio, como método contraceptivo, substituindo as pílulas, que têm um grande teor de hormônios e cujo uso prolongado pode acarretar em danos nas vidas das usuárias, inclusive aumentando o risco de câncer, quando o implante hormonal pode ajudar a minimizar os riscos

Os implantes hormonais significam mais disposição e produtividade para amulher, porque ele suspende a menstruação, eliminando o período de desconforto e alterações de humor causado pela TPM. Falando em alterações de humor, o implante, por regularizar os níveis de hormônio no organismo, nivela o cortisol, hormônio responsável pelo estresse, resultando na diminuição dos seus efeitos, como fadiga, estafa, variações de humor, lesões na pele, entre outros.

Os benefícios estéticos aparecem graças à funcionalidade dos implantes de diminuírem a retenção de líquido pelo organismo, melhorar a qualidade da pele, aprimorando o ganho de massa muscular a partir de exercícios físicos e deixando o cabelo mais saudável e com o aspecto de vivo, bem como diminuição das conhecidas e indesejadas “celulites”. Para ter acesso a esses benefícios, contudo, a paciente deve levar um estilo de vida equilibrado, praticar exercícios físicos regularmente, além de manter a alimentação saudável e variada. Apesar de a tecnologia nos dar uma ajuda, o cuidado diário sempre será o melhor e mais efetivo modo de alcançarmos os resultados que buscamos e chegar à tão sonhada longevidade saudável.